Escolher produtos para cabelos de crianças é sempre uma tarefa difícil para pais e mães. Por ser mais frágil que o dos adultos, é necessário ter um cuidado especial na hora de usar um que deixe os fios cheirosos e saudáveis.
Uma escolha equivocada pode causar alergias e outros tipos de irritação na cabeça do pequeno, além de aumentar a oleosidade com o passar do tempo. A tentação de usar os mesmos produtos que os pais é grande, mas nada conveniente.
Pensando nisso, confira cinco dicas de como usar produtos de cabelo para crianças da maneira correta.
Quais os tipos de cuidados ter com cabelo de criança?
O cabelo de criança costuma ter um aspecto fino e esparso até os três anos. Isso ocorre porque a medula capilar ainda não se formou. Ela é a parte mais interna do cabelo e a responsável por deixar os fios mais grossos.
Essa, porém, é apenas uma das principais razões para você ter atenção com o cabelo de criança. Veja outros cuidados!
1. Como secar e pentear o cabelo infantil?
O cuidado com o cabelo infantil deve ser redobrado na hora de secar e pentear. Por serem fios mais delicados, o secador ou a escova podem danificá-los mais facilmente. A saída é contar com boas práticas para ambas as atividades.
Nos cabelos longos, penteie logo após o banho, em movimentos de baixo para cima. Quando o assunto é como cuidar de cabelo cacheado infantil, utilize pentes com dentes largos.
Fazer isso evita que os fios se quebrem no contato com o objeto. Passar os dedos limpos na hora de pentear também ajuda a desembaraçar o cabelo.
Com relação à secagem, o ideal é não usar secador de cabelo na criança. Além de danificar os frágeis fios, pode levar a lesões no couro cabeludo. Caso seja necessário, diminua a temperatura e aplique um produto para cabelo infantil térmico.
2. Evite usar produtos adultos no cabelo infantil
Uma das principais dúvidas na hora de escolher produtos para cabelos de crianças é se o pequeno pode usar shampoo ou outros produtos de adulto, como condicionador e cremes para pentear.
A resposta é não. Como explicado anteriormente, o cabelo de criança é extremamente sensível em comparação ao de um adulto. Por isso, os produtos elaborados para esse público não são indicados para os pequeninos.
3. Não prenda o cabelo molhado
Um ponto de atenção que você precisa ter é com relação à amarração dos fios. Evite prender os cabelos da criança enquanto eles estiverem molhados. Além de deixar mais demorado o processo de secagem, esse hábito ajuda na proliferação de fungos e bactérias, assim como pode causar alguns problemas, como a caspa.