Aplique um pouco de óleo capilar antes de qualquer mergulho
Também é importante saber como proteger o cabelo do cloro da piscina para evitar que os fios fiquem ressecados depois de se refrescar.
Antes de mergulhar, aplique uma pequena quantidade de óleo capilar do meio até as pontas, evitando a raiz. Isso cria uma barreira protetora, evitando que a água salgada ou o cloro penetrem nas fibras capilares.
Ao sair do mar ou da piscina, enxágue os cabelos com água doce o mais rápido possível
Enxaguar os cabelos com água doce ajuda a remover o sal ou cloro, que ressecam os fios. Quanto antes você lavar, menos tempo esses agentes agressivos terão para causar danos, como desidratação e opacidade.
Isso mantém o cabelo hidratado, protegido e com brilho, evitando aquele aspecto ressecado e quebradiço que surge após um dia de praia ou piscina.
Uma dica de cuidados no verão é levar uma garrafa de água doce à praia ou piscina para fazer esse enxágue na hora. Em seguida, aplique um condicionador hidratante para selar a cutícula e recuperar a umidade.
Ao pentear, use uma escova de cabelo com cerdas flexíveis e comece pelas pontas para evitar danos.
Use produtos com proteção solar
Assim como a pele, o cabelo também precisa de proteção solar. Para isso, escolha máscaras capilares e leave-ins (cremes sem enxágue para cabelo) que tenham filtro UV, garantindo que seus fios fiquem protegidos dos danos causados pelos raios solares.
Antes de se expor ao sol, aplique nos cabelos úmidos ou secos. E não esqueça de reaplicar a cada duas horas ou depois de entrar na água, assim você garante que seus fios fiquem saudáveis e bem cuidados durante todo o momento de lazer.
Não prenda o cabelo molhado
Prender o cabelo logo após o banho pode parecer uma boa ideia, especialmente no calor, mas os fios molhados são mais frágeis e suscetíveis a danos.
Além disso, a umidade retida no couro cabeludo cria um ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias, o que pode causar irritações, coceira e caspa.
Se for inevitável, opte por penteados soltos e arejados quando o cabelo estiver molhado, como tranças largas ou um coque frouxo, que não forcem ou tensionem os fios.
Aposte em chapéus de abas largas e lenços
Uma dica simples de como proteger o cabelo do sol e montar um look incrível!
Bonés e lenços são ótimas opções para quem tem cabelo curto, desde que cubra toda a área da exposição ao sol.
Por outro lado, para cabelos longos, os chapéus de abas largas ajudam a bloquear os raios ultravioleta (UV), evitando que o couro cabeludo e toda a extensão dos fios sejam danificados, principalmente nos horários de pico, entre 10h e 16h.
Escolha chapéus e lenços de materiais leves e respiráveis, como algodão e palha, para evitar o acúmulo de suor e oleosidade no couro cabeludo.