Cabelo frágil e quebradiço
Cabelos frágeis podem ter uma sensação de "palha" ao toque. Se notar o cabelo quebradiço, é um sinal de que ele está frágil e danificado. Isso pode indicar que nutrientes essenciais estão faltando, o que deixa o cabelo suscetível a danos.
Textura áspera, com toque grosseiro
O cabelo danificado geralmente perde a suavidade e fica com uma textura mais áspera. Passar a mão pelos fios e sentir que eles estão mais duros é um sinal de que algo não está certo.
Quebra de fios
Quando seu cabelo começa a quebrar facilmente, especialmente durante a escovação ou lavagem, é um sinal claro de que está danificado. Fios de cabelo em seu travesseiro ou no chão do banheiro podem ser um alerta.
Perda da elasticidade dos fios
Teste a elasticidade do seu cabelo puxando suavemente uma mecha enquanto está úmida. Um cabelo saudável deve esticar um pouco e voltar ao normal. Se ele não voltar ou quebrar facilmente, possivelmente está danificado.
Pegue um fio de cabelo molhado e puxe-o suavemente. Se ele não retornar à sua forma original e ficar esticado ou quebrar, pode indicar perda de elasticidade.
Fios embaraçados e difíceis de pentear
Observe a quantidade de nós e emaranhados que aparecem, tanto ao pentear quanto após a lavagem. Se seu cabelo embaraça facilmente e é difícil de pentear, isso pode indicar que as cutículas estão danificadas. Quando as cutículas estão abertas ou desgastadas, os fios não deslizam suavemente, o que faz com que eles se enrosquem uns nos outros.
Frizz excessivo
Frizz, aqueles fiozinhos de cabelo arrepiados que se destacam do restante do penteado, embora sejam comuns em cabelos cacheados e ondulados, quando se torna excessivo, indica que os fios estão precisando de mais hidratação e cuidados específicos.
Observe o cabelo em dias úmidos ou após a lavagem. Se o cabelo está cheio de fios desalinhados e arrepiados, pode indicar excesso de frizz. Isso pode ser um sinal de que seu cabelo está desidratado e danificado.
Identificou que seu cabelo está danificado? É hora de tratar
Perceber que o cabelo está danificado pode ser desanimador, mas a boa notícia é que existem muitas maneiras de revitalizar os fios. O primeiro passo é identificar os problemas específicos para escolher o tratamento certo. Aqui estão algumas dicas para ajudar:
corte regular: as pontas duplas podem se abrir ainda mais, como se fossem um zíper, então, elimine-as com cortes regulares, pois isso melhora a aparência e impede que o dano se espalhe;
hidratação intensiva: invista em máscaras de hidratação profunda e use produtos ricos em óleos naturais, como argan, coco e abacate, que ajudam a restaurar a umidade dos fios;
reconstrução capilar: tratamentos de reconstrução ajudam a repor as proteínas perdidas e a fortalecer o cabelo;
proteção térmica: sempre aplique protetor térmico antes de usar chapinhas, secadores ou qualquer ferramenta de calor;
evite químicas agressivas: reduza o uso de tinturas e alisamentos, ou escolha produtos menos agressivos e compatíveis com seu tipo de cabelo.